segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Entrevista a Hélder Gomes

CAMPEONATO DISTRITAL A. F. BRAGA DE FUTSAL EM JUNIORES

BALANÇO DA 1ª VOLTA DO CAMPEONATO

Depois do 3º lugar da época anterior, Hélder Gomes continuou a orientar a equipa júnior dos “Piratas”, recorrendo ao recrutamento de 5 atletas de fora do concelho de Guimarães para enriquecer o plantel, começando bem cedo a preparação dos trabalhos para poder estar na máxima força no arranque do campeonato, tendo a equipa correspondido com 7 vitórias consecutivas com maior ou menor grau de dificuldade, cedendo pontos só no inicio de Novembro quando se deslocou ao terreno do eterno rival, Fundação Jorge Antunes, com um empate a 4 golos que acabou por ser um resultado positivo.
Mesmo com o deslize do empate no MAL e a “humilhação” em casa com o Braga em meados de Novembro, aproveitou os resultados negativos dos vizelenses e continuou na frente do campeonato, mas a derrota no ultimo jogo do ano com a Fundação relegou-os para o 2º posto com São Mateus e Sporting de Braga a “morder-lhes os calcanhares”, antevendo-se uma luta renhida nos 9 jogos que ainda faltam disputar e mantendo-se a incógnita quanto ao vencedor da prova que sairá deste quarteto.
Assim procuramos o técnico da equipa vimaranense, para nos fazer um balanço do campeonato já realizado, que perspectivas para o resto que falta disputar, bem como, que espera conseguir na Taça já que para a 2ª eliminatória tem uma deslocação dificílima ao terreno do Sporting de Braga.

1 – Hélder, depois do “amargo de boca” de nada conseguir vencer na última época, predispôs-se continuar a comandar a equipa. Que “exigências” fez para continuar o seu trabalho?
Resposta: Desde já, exigências e pressão num clube como os Piratas existe sempre, não por parte da Direcção que nos deixa completamente à vontade e seguros do lugar mas sim de nós mesmos. Fiz a mim próprio a exigência que teria de ser feita, voltar a colocar os Piratas no patamar a que habituou os sócios e adeptos neste escalão de Júnior, que é o 1º lugar e vencer a Taça. Eu próprio não consigo conceber objectivos mais baixos que estes.

2 – Iniciou os trabalhos muito mais cedo que o habitual e primeiro que qualquer outro adversário. Tinha a equipa no ponto quando o campeonato se iniciou?
Resposta: Sim. Mas devo dizer que não somos os primeiros a começar, mas se contar a fase de Junho e Julho em que efectuamos treinos já com parte do plantel e dos reforços deste ano, podemos dizer que sim. Mas respondendo à questão, os atletas estavam preparados e estavam com necessidade de competição, mas isso tem aspectos negativos devido à ansiedade que se verificou nos primeiros jogos, mas foi passando e de jogo para jogo fomos crescendo.

3- A sua equipa até começou bem o campeonato e o ataque à Taça, mas depois do empate em Vizela aconteceu o inesperado empate com o MAL e a derrota em casa com o Braga por números anormais. Que se passou com o grupo para acontecerem tais acidentes?
Resposta: A resposta é simples, o empate na FJA foi bom pela maneira como o conquistamos mas não foi de todo o resultado desejado pelo grupo, e daí que a equipa se ressentisse no jogo seguinte contra o MAL, penso que esse jogo foi (como contra o Braga) o menos conseguido em que em relação ao do Braga ainda acordamos a tempo de empatar. O do Braga, que já foi muito calcado e recalcado por todos, foi um acidente e toda a gente tem noção disso, que a culpa é única e exclusivamente minha, a equipa não conseguiu reagir às adversidades do jogo e por isso aquele resultado, que como se sabe muito dificilmente se repete.

4 – A equipa recuperou e consegue bons resultados em Campelos, no EPB e para a Taça no MAL, reconquistando o 1º lugar, mas depois vem o jogo com a Fundação em Creixomil, com a equipa a fazer uma excelente 1ª parte vulgarizando por completo os ainda campeões, chegando mesmo à vantagem de 2 a 0 no inicio da 2ª metade, mas depois quebra e sofre 4 golos. Que se passou nesse jogo que poderia ter catapultado a equipa para a reconquista do titulo?
Resposta: Depois de uma 1ª parte, que como indicou foi do melhor futsal que a equipa praticou até hoje, veio uma 2ª parte do pior que fizemos, isto porque embora tenhamos feito o 2º golo e daí tirar mais um pouco partido da vantagem, o 2-1 da FJA é fundamental para o jogo pois foi logo na jogada de recomeço e com um erro clamoroso de marcação de nossa parte, que faz uma equipa crescer para o jogo (FJA) e a outra ficar inexplicavelmente aturdida com o golo e não ter capacidade de reacção.

5 – Faltam disputar ainda 9 jogos, estando a sua equipa a 2 pontos do líder, mas com São Mateus e Braga muito próximos, sendo certo que o campeão sairá desse quarteto. Muito sinceramente, pelo que já viu e pelo que conhece das outras equipas, pensa ser possível ainda chegar ao 1º lugar?
Resposta: Muito sinceramente, se não pensasse ser campeão a 9 jogos do final, era porque não acreditava neste grupo e isso é a última coisa que faço é não acreditar naquele grupo de 15 jogadores que foram escolhidos por mim. Mas também por aí faço outra questão, será que as equipas atrás de nós (S. Mateus e Braga) não pensam em ser campeões? Embora S. Mateus esconda esse desejo só pode pensar e desejar isso e o Braga é sempre eterno candidato como nós e FJA. Agora, jogos difíceis se adivinham e já a próxima deslocação a Lordelo é muito complicada porque é uma equipa aguerrida e com vontade de disputar partidas, e depois têm sempre a motivação extra de qualquer equipa, jogar contra o FC Piratas de Creixomil. Mas, queremos e devemos pensar que no final destes 9 jogos vamos acabar na frente e vamos ao Nacional que é o desejo de todos.

6 – Para a 2ª eliminatória da Taça não correu de feição o sorteio, já que vai jogar com o Braga na sua casa, quais as perspectivas para esse embate e quais os objectivos da sua equipa?
Resposta: Não penso dessa forma, sorteio é sorteio e jogos complicados são qualquer um. Saiu o Braga, é jogo de mata-mata por isso temos de dar a vida naquele jogo, como depois se passarmos a eliminatória, que é o nosso objectivo, também o teremos de fazer contra o Sto. Adrião nas meias-finais. São jogos de dificuldade igual pois são eliminatórias a eliminar numa só mão e é assim que as temos de encarar. Sinceramente, para este grupo e clube, qualquer jogo terá de ser forçosamente encarado como uma final e para ganhar, por isso vamos à luta e fazer o melhor para nós e para o clube que é VENCER!

Sem comentários:

Enviar um comentário