segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

São Mateus 3 - 1 Piratas de Creixomil

CAMPEONATO DISTRITAL A. F. BRAGA DE FUTSAL EM JUNIORES – 19ª JORNADA

EMOÇÃO IGUAL A FRUSTRAÇÃO

A. D. C. SÃO MATEUS (Famalicão) - 3
F. C. “OS PIRATAS DE CREIXOMIL” – 1


Sábado à noite os juniores viajaram até Delães para defrontar a equipa do São Mateus, que já passou de equipa sensação a um serio candidato ao título, com os vimaranenses a quererem mostrar alguma dignidade e tentar conquistar os 3 pontos para ainda acalentar uma réstia de esperança de chegar aos objectivos delineados no inicio da época.
Antes de comentar o jogo desta jornada, importa referir que esta equipa dos “Piratas” é unanimemente reconhecida pelas equipas adversárias com a melhor do campeonato, que começou o mesmo com muita galhardia e determinação, mas que a partir do grande jogo que fizeram em Vizela perdeu a humildade e com o empate no MAL, a goleada humilhante em casa com o Braga, para mais recentemente ser goleado, outra vez em casa, com o Santo Adrião e culminando com a fraquíssima exibição e derrota em casa do frágil Vermoim, ter hipotecado por completo colocar a equipa creixomilense na Taça Nacional que escapa há 2 épocas consecutivas.
Quanto ao jogo Hélder aposta em Nuno Porto, Carlos Mendes, Ricardinho, Fábio e Tiago para começarem de inicio, que começa muito equilibrado e o 1º sinal de perigo é dado pela equipa da casa, respondendo Tiago que já na área deixa-se antecipar na hora do remate, continuando o jogo repartido e com o golo a poder surgir quer numa quer noutra baliza, mas com os vimaranenses mais emotivos a recorrer mais vezes à falta e aos 10’40’’ já acumulavam 4.
Aos 11’15’’ Fábio tem bom pormenor e serve Tiago que obriga guarda-redes a defesa apertada para canto, até que os vimaranenses começam a evidenciar algum cansaço e o São Mateus começa a pressionar mais a baliza à guarda de Nuno, com os vimaranenses aos 16’30’’ a esquecerem-se de adversário na área que tem tempo para tudo, servindo colega à entrada da área para fuzilar sem contemplações para o 1º da noite, levando Hélder a usar o seu tempo técnico.
Aos 18’30’’ Carlos Mendes repete uma das suas façanhas ao querer fazer tudo sozinho e perder esférico em zona proibida, com atleta famalicense na cara de Nuno a não vacilar e 2 a 0 no marcador, sendo pesado para a equipa de Creixomil mas também um castigo para a falta de colectivo que começava a acontecer.
Aos 20’20’’ Fábio mais uma vez de forma infantil a deixar perna para trás que provoca queda de adversário e 5ª falta da sua equipa, seguindo-se 2 da equipa da casa, para aos 23’ a baliza de Nuno voltar a ficar em perigo, respondendo Fábio e Tiago mas a frustração começava a vencer a emoção.
Aos 27’ outra vez Fábio e Tiago a proporcionarem ao guarda-redes famalicenses duas excelentes defesas para canto, seguindo-se assistência perfeita de Tiago a colocar na frente de Paulinho que com o guarda-redes pela frente permite defesa com os pés, para aos 30’30’’ surgir o único lapso da equipa de arbitragem quando guarda-redes da casa sai da sua área a pés juntos e é sancionada falta contra os vimaranenses, dando livre directo de 10 metros que camisa 10 transforma para grande defesa de Nuno, chegando o descanso com o 2 a 0 e 2 a 6 em faltas.
Para a etapa complementar Hélder faz alinhar Nuno, Paulinho, Fábio, Diogo e Azevedo, com Diogo logo no 1º minuto a mostrar algum inconformismo com bom remate para melhor defesa para fora, para aos 35’ ser Azevedo com tudo para reduzir, mas a perder uma eternidade e perder ângulo de remate, com Ricardinho aos 37’40’’ a ter bom pormenor mas adversário a desviar para canto.
Há passagem dos 41’ camisa 10 do São Mateus tem duas hipóteses de arrumar o jogo, mas faz muita cerimonia e permite colocação dos vimaranenses que sacodem, para aos 48’40’’ ser sancionada uma falta de Fábio quando pareceu ao contrário, até que aos 49’50’’ funciona o colectivo na equipa de Guimarães e Fábio consegue brecha para rematar certeiro para o 2 a 1, que galvaniza um pouco a equipa mas também faz aquecer ainda mais as cabeças, como aconteceu aos 53’15’’ em que Fábio sofre uma sequencia de toques em que apenas há 3ª vez é assinalada falta e Fábio mostra o seu descontentamento e leva amarelo.
Aos 24’50’’ é Fábio que faz falta perto da sua área e Tiago trava-se de razões com arbitro e sai mais um amarelo, para os 26’30’’ Carlos Mendes voltar a exagerar no individualismo e perder para adversário que quase mata o jogo, saindo mais uma amarelo aos 28’ para Carlos Coelho no banco por reclamar uma falta contra a sua equipa, até que aos 29’15’’ o caldo entorna-se de vez quando Tiago perde no ataque e fica estendido no solo, toda a equipa fica parada e o São Mateus em contra ataque rápido faz o que bem lhe apetece e 3 a 1 no marcador, com Hélder a perder as estribeiras e receber ordem de expulsão, seguido de Tiago que se trava de razões com o arbitro e recebe ordens para ir ao banho mais cedo, seguindo-se cenas lamentáveis numa prova evidente de falta de disciplina na equipa júnior dos “Piratas”.
O jogo continuou para se registarem ainda uma falta para cada lado, chegando o apito final com a vitória justa do São Mateus por 3 a 1 e uma igualdade a 4 faltas, seguindo-se ainda mais algumas cenas lamentáveis, num jogo que pelo que no inicio se referiu não estaria a salvação da época, até porque as 3 jornadas que ainda faltam são com adversários que poderão criar muitos problemas e há muito que o descrédito caiu no seio da equipa, há que meditar o que de mau se fez e rectificar a pensar já na próxima, porque desta já nada se espera.
A dupla de arbitragem, Carlos Costa e Luís Graça, teve 2 erros durante todo o jogo pelo que não merecia tamanha indisciplina dos atletas da equipa de Creixomil, houve jogos em que os creixomilenses já tiveram razão de queixa desta dupla, mas desta vez só se podem queixar das suas desgraças e das suas asneiras.

Nos Piratas alinharam e marcaram:
Nuno Porto, Carlos Mendes, Tiago, Ricardinho e Fábio (1), Daniel, Carlos Coelho, Abreu, Azevedo, Diogo, Paulinho e Pedro Neves
Treinador: Hélder Gomes

Próximo Jogo (19ª jornada): “Piratas de Creixomil” vs Mocidade Alegre de Landim – Pavilhão de Creixomil - Sábado dia 26 de Fevereiro às 19:30 horas.

3 comentários:

  1. Boa noite, a tal dita "falta de disciplina" começa no treinador, "falta de disciplina" começa nos directores, e não vou estar a enumerar as "cenas lamentáveis" que foram feitas pelo treinador, e as "cenas lamentáveis" que foram feitas pelos directores. Agora o que se passa não é só espelho de um grupo que se esforça e que já faz das tripas coração para se concentrar para os jogos e já faz de tudo para "encobrir" algumas falhas que a eles não dizem respeito. Eles sim jogam com a pressão desmesurada de uma época, pensava eu, que iria ser melhor em termos organizativos e em termos de "disponibilidade" de todos. Enganei-me, o treinador é a figura, se os jogadores são indisciplinados, cá estou eu para responder, eu sou a cara! Querem cair em cima de alguém, caiam em cima de mim, mas tenham a coragem de o fazer e seja honestos para o fazerem! Mas não atirem a primeira pedra, porque ela poderá cair em cima de vocês. Esta época é de todo culpa dos directores e principalmente do treinador! Portanto, façam um ligeira consulta de consciência antes de falar ou de apontar os dedos a quem quer que seja. E uma coisa é certa, chega de bater nos mesmos, chega!

    Estou sempre disponível para ajudar!

    Força Piratas!

    Hélder Gomes, o tal treinador...

    ResponderEliminar
  2. So nos sabemos os esforços que fazemos para treinar, para jogar.

    Nos damos sempre o nosso maximo em campo sempre demos tudo pelos os piratas.

    Agora é preciso ter mais respeito por a equipa que faz imensos esforços para treinar, para jogar.

    E antes de falarem de problemas dentro da equipa de juniores tentem ver o lado de fora.

    Força pessoal ja chegamos ate aqui unidos e unidos vamos acabar o campeonato.

    ResponderEliminar
  3. Como um dos capitães desde o inicio apelei para que este ano nao se passasse o mesmo que que o ano anterior... Sinto-me desiludido por ver que o campeonato se escapa, sabendo a qualidade da equipa, os esforço do Hélder e do Vasquinho, sobretudo estes. Ja referi que o grupo dos juniores tem k ser o mais forte e o mais apoiado coisa que nao aconteceu, e sim considero este grupo, um grupo a parte de todo o conjunto"Piratas", eu sei k desiludi-mos mas também nos desiludiram...Deixo aqui um apelo para que todos se esforcem(Grupo Junior, Direcção) pois se isto continuar as coisas nunca poderao correr da melhor forma...Eu gosto muito e é um orgulho representar os Piratas, mas sei que este ano ao que se passou era impossível sermos campeoes...

    Hélder obrigado por tudo mesmo...Espero que nunca deixes de fazer aquilo que tu realmente gostas...Vasquiho deixo também aqui um apreço...es incansável, sem ti muitas das coisas nao eram possíveis

    E claro Carlos foi um gesto muito bonito a sms que mandas te ao grupo todo foste um corajoso

    Obrigado a todos!!!

    QUEM GANHA? QUEM GANHA? QUEM GANHA?
    PIRATAS!!! PIRATAS!!! PIRATAS!!!

    ResponderEliminar